A importância da grade de segurança para pneus
O Borracheiro tem diversas atividades e muitas delas possuem riscos, mas o maior risco é de uma explosão do pneu enquanto o borracheiro o manipula.
Essa é uma situação mais comum do que se pode imaginar e geralmente ocorre quando o borracheiro está inflando o Pneu, pois a pressão do ar em um pneu de caminhão inflado e montado num aro ou roda cria uma energia explosiva. Esta pressão pode ocasionar a explosão do pneu com uma força tão grande que se a pessoa for atingida por um componente de aro ou pneu, pode morrer ou ficar gravemente ferido.
Quais são os principais riscos potenciais?
1.Inflar rapidamente um pneu vazio;
2.Inflar pneu muito quente (ar quente);
3.Pneus quentes;
4.Estrutura da roda danificada;
5.Procedimento de trabalho inseguro (ferramentas inadequadas, soldagem, não obedecer à especificação técnica do pneu e roda).
Qual a proteção adequada?
O Equipamento Grade de Segurança da Jedal é utilizado para proteger o operador contra acidentes que possam ser provocados por partes da roda, pneu ou aro eventualmente arremessado em um possível estouro durante a atividade de inflar ou calibrar o pneu dos veículos médio e pesados.
Para o melhor desempenho da Grade de Segurança Jedal, recomendamos que a mesma esteja localizada em espaço aberto, com o mínimo de 1 metro de distância de qualquer outro objeto ou obstrução.
A utilização é simples, basta rolar o pneu até o interior da grande, centralizando-o na posição vertical e, então, girar o pneu para que a válvula esteja entre as barras de proteção. Devem ser removidos quaisquer detritos da área de inflação, principalmente os soltos, bem como deve-se limpar o pneu e a roda.
Para garantir a segurança da grade, outras ações também devem ser tomadas ou evitadas. Nunca se deve inflar pneus com pressão maior que o indicado no mesmo, também jamais poder ser inflados pneus com dimensões maiores que o suportado pelo equipamento. Durante a Inflação, o operador deve manter uma distância segura da grande, sem ficar muito próximo e nem na zona de trajetória. Recomenda-se a utilização de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e óculos de segurança.
É importantíssimo que a grade seja substituída em caso de estouro de pneu em seu interior, ou em qualquer outra situação em que se verifiquem rachaduras na solda, componentes rachados, trincados ou torcidos, pontos de corrosão ou danos causados que possam diminuir a eficiência do equipamento.
Também é imprescindível lembrar que essa grade não deve ser usada para montagens com pressão superior a 120 PSI.
Além da utilização da Grade de Segurança Jedal há outras recomendações que podem evitar acidentes graves, como por exemplo, não aquecer as rodas para amolece-las, pois isso poderá afetar as propriedades mecânicas da roda. Também nunca deve ser realizada com a roda nenhuma operação de com solda.
Observação de Vídeos relacionados ao assunto: https://www.youtube.com/watch?v=LS2tQW1NYQk