GESTÃO DE FROTA: COMO REALIZAR MANUTENÇÕES PREVENTIVAS EFETIVAS?
Antes de mais nada, vale ressaltar que atuar na prevenção de possíveis danos sai, com certeza, bem mais barato do que fazer um conserto emergencial, por exemplo. Uma dica para manter uma boa rotina de revisões é elaborar uma programação com datas para a realização dos serviços, materiais ou ferramentas que devem ser usados e uma lista com os profissionais responsáveis.
Para não deixar nenhum item passar, crie um checklist e um cronograma padronizado para cada veículo. Esse cronograma de manutenção é praticamente um roteiro de serviços que, claro, devem ser seguidos à risca pela equipe de manutenção preventiva. Na hora de montar esses processos, você pode se guiar pela norma técnica da ABNT, NBR
Para que a manutenção da frota seja ainda mais eficiente, é preciso criar e gerir indicadores de desempenho, onde é possível acompanhar os resultados de cada operação. O objetivo dessas inspeções é fazer um controle maior sobre os processos, conseguindo visualizar a situação de cada veículo, no que se refere a consertos, troca de peças e revisões necessárias. Essas ferramentas de indicadores possibilitam que você identifique as principais falhas, a fim de reduzir custos operacionais e otimizar os processos do seu setor.