Balanceamento de rodas

É recomendado a cada 10 mil quilômetros ou sempre que substituir pneus novos.

Um carro com as rodas balanceadas proporciona ao motorista maior conforto na direção, evita vibrações, oscilações do volante e carroceria, além do desgaste dos pneus e componentes da suspensão e direção. Como funciona: O balanceamento é feito através de contrapesos colocados nas rodas para buscar o equilíbrio entre pneus e rodas para que haja compensação no conjunto, garantindo o mesmo atrito nos eixos do veículo e, consequentemente, oferecendo ao motorista maior estabilidade nas pistas

Desbalanceamento estático

• É o desequilíbrio de uma massa parasita no plano de rolamento. Esse tipo de desbalanceamento causa um desgaste irregular nos pneus, na região em que se encontra a maior concentração de massa. • Proporciona perda de tração ,desconforto e vibração no volante.

Desbalanceamento dinâmico

• É o desequilíbrio de uma massa parasita no plano lateral do pneu. Esse tipo de desbalanceamento causa um desgaste irregular, chamado de “sinuoso”, na banda de rodagem, acompanhando toda a circunferência do pneu. • Os problemas oriundos dessa falha geram instabilidade do veículo, desconforto, vibrações (shimmy), além do desgaste nos terminais de direção e rolamentos..

Desequilíbrio combinado

• O desequilíbrio combinado é representado pela soma do desequilíbrio estático e dinâmico

Tolerância de balanceamento

– Veículos passeio e utilitários leves:
• Máximo 90 gramas por lado.
• Rebatimento 15 gramas por lado

– Veículos utilitários médios, pick-ups e SUV’s:
• Máximo 150 gramas por lado.
• Rebatimento 25 gramas por lado

Valores de desbalanceamento acima do máximo permitido, realizar o giro de 180º do pneu na roda.

Sintomas

Saiba mais: (11) 2106-9391  | E-mail: automotiva@jedalautomotiva.com.br

As pessoas confudem frequentemente o alinhamento e o balanceamento, mas eles são completamente diferentes.

Se você percebe que seu carro puxa para a direita ou esquerda quando você libera o volante por um curto período de tempo, você precisa verifi car o alinhamento do seu veículo.
Se você percebe que o seu volante vibra ou o seu carro apresenta barulhos em determinadas
velocidades, você precisa verifi car o balanceamento das rodas do seu veículo.
O alinhamento do veículo é para ajustar os ângulos das rodas, mantendo-a perpendiculares ao solo e paralelas entre si. Já o balanceamento de um pneu permite que a roda gire sem provocar vibrações nos veículos em determinadas velocidades.

Por que fazer alinhamento é importante?
Na maioria dos veículos, o alinhamento previne:
• O desgaste irregular dos pneus, aumentando a sua vida útil;
• O aumento do atrito do pneu no solo, contribuindo para a economia de combustível do veículo;
• O deslocamento do veículo, melhorando a dirigibilidade e a segurança.

Balanceamento

Por que fazer o balanceamento é importante?
As consequências da não realização do balanceamento ou de um procedimento mal feito nas rodas dianteiras e traseiras se materializam por vibrações, seja no volante, no piso do carro, no painel de instrumentos ou nos assentos, em distintas faixas de velocidades.
O balanceamento nas quatro rodas é absolutamente essencial para o conforto na condução e na manutenção do desempenho dos pneus.

Por que um veículo pode perder o seu alinhamento?
O alinhamento do seu veículo pode fi car comprometido por causa do choque do pneu com uma calçada, buracos nas pistas ou mesmo em acidentes mais graves como uma batida. Quando o veículo está desalinhado, as bordas (ombros) dos pneus se desgastam mais rapidamente, comprometendo o desempenho do veículo.
Isso fará com que você tenha que trocar os pneus antes do esperado.
Um simples desalinhamento pode ocasionar sérios problemas, já que o objetivo é otimizar a dirigibilidade e maximizar a vida útil dos pneus.

Quando fazer o alinhamento dos pneus?
• Em todas as revisões periódicas estipuladas pelo fabricante do veículo;
• Sempre após um impacto forte contra buracos, pedras, guias ou outros objetos;
• Sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção;
• Toda vez que notar algum comportamento estranho no veículo, tendendo a ir mais
para um lado ou com difi culdade de se manter na trajetória;
• Quando forem verifi cados desgastes irregulares nos pneus;
• Sempre que houver substituição de pneus.

Quanto tempo demora para alinhar um veículo?
O alinhamento das rodas dianteiras e traseiras é realizado em cerca de 30 minutos.
É uma operação simples e deve ser feita por especialistas com equipamentos adequados.
Por isso, recomendamos a rede de revendedores que possui equipamentos de ponta e profi ssionais altamente qualifi cados.